Um estudo revela que apenas alguns dias de sono inadequado já podem criar a impacto de envelhecimento em até uma década
Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Estocolmo, na Suécia, revela que apenas alguns dias de sono insatisfatório podem induzir a uma sensação de envelhecimento equivalente a uma década.
Publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B, o estudo foi conduzido em duas etapas.: na primeira etapa, 429 participantes de 18 a 70 anos relataram sua percepção de idade, quantidade de sono inadequado nas últimas semanas e níveis de sonolência.
Dessa forma, a análise desses dados revelou que cada noite de sono inadequado estava associada a um aumento médio de 0,23 anos na percepção de idade. Diante disso, os pesquisadores conduziram um segundo experimento, recrutando 186 voluntários de 18 a 46 anos.
Esses voluntários foram submetidos a duas noites de restrição de sono, seguidas por duas noites de sono adequado para comparação. Os resultados mostraram que após apenas dois dias de sono restrito, os participantes relataram sentir-se em média 4,4 anos mais velhos em comparação com os períodos de sono adequado. Em um comunicado sobre o estudo, os cientistas explicaram que a percepção de idade estava correlacionada com os níveis de sonolência dos participantes. Portanto, estar extremamente alerta foi associado a uma sensação de ser 4 anos mais jovem, enquanto estar extremamente sonolento foi associado a uma sensação de ser 6 anos mais velho do que a idade real.